16

Samuel Bruno 18/09/2015 News Plus 1355

Durante esta semana (14 a 17/09) aconteceu o 16º Congresso Brasileiro de Mineração, mais conhecido como EXPOSIBRAM no Parque de Exposições de Minas Gerais, o EXPOMINAS.

O evento que é realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM regiu dois eventos paralelos: a Exposição Internacional de Mineração e o Congresso Brasileiro de Mineração, ambos em sua 16ª edição. Para o Diretor-Presidente do IBRAM, o Engenheiro de Minas José Fernando Coura, aguardou com ansiedade por toda a cadeia produtiva mineral. “Isso porque, embora a crise internacional arrefeça momentaneamente as expectativas empresariais, nosso setor planeja os negócios com antecedência de dezenas de anos e há sinais de que o ciclo mineral retomará, em breve, bons momentos de crescimento, de modo a atender à necessidade de minérios para o desenvolvimento dos países mundo afora”, explica.

Considerado um dos mais relevantes eventos mundiais na área de mineração, a EXPOSIBRAM tem números que comprovam sua dimensão. Nesta 16ª edição, cerca de 400 expositores apresentaram as mais avançadas tecnologias e equipamentos de ponta direcionados à Indústria Mineral. Ao todo,25 países participaram: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Índia, Inglaterra, Itália, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Peru, Rússia, Suécia e Suíça, demonstrando a importância da mineração para a economia mundial. A EXPOSIBRAM contou ainda com sete pavilhões internacionais: África do Sul, Ontário, Canadá, Alemanha, Austrália, China (CCPIT – China Council for thePromotionofInternational Trade), China (CMEC – InternationalExhibition)e Estados Unidos.

O tema abordado nessa edição foi “Mineração no mundo da inovação” tendo a presença de especialistas internacionais em debates envolvendo questões, como sustentabilidade e desenvolvimento da indústria mineral.

Dentre várias empresas presentes conversamos com uma Representante da Empresa U&M - Deborah Dias que contou um pouco sobre a atuação da empresa no ramo de mineração. Com aproximadamente 40 anos de mercado a empresa é uma das maiores no ramo. "Atualmente, a U&M se orgulha de ser o maior mining contractor do Brasil, contando com a maior frota de equipamentos e maquinário extra pesado dentre seus concorrentes, a qual abarca caminhões fora-de-estrada de 100, 200 e 300 toneladas, tratores CAT D11, e escavadeiras de até 550 toneladas. A empresa possui uma política agressiva de renovação de sua frota, garantindo sempre sua atualização tecnológica e sua capacidade instalada de movimentação de material, a qual é de aproximadamente 300 milhões de toneladas por ano." afirmou. Com uma frota de aproximadamente 100 equipamentos o CAT 1015 - Demonstrado no evento, carrega toneladas de terra (minério e estério) de uma só vez, um "monstro" que atríu a atenção dos visitantes do evento. Além desse a empresa possui outros equipamentos de grande porte e empresa atua em várias partes do Brasil. A U&M vem alcançando novos e importantes patamares. Em 2007, por exemplo, iniciou-se o primeiro projeto de internacionalização da empresa, mediante a assinatura de seu primeiro grande contrato internacional de mineração para prestação de serviços na República da Zâmbia, país localizado no centro do continente africano.

Dentre os assuntos ministrados nas palestras, a sustentabilidade se fez presente como assunto de extrema importância já que o setor agride diretamente o solo tornando necessário reconstruir novos ambientes naturais diminuindo impacto ambiental.

Mais Acessadas