3

Samuel Bruno 23/08/2015 News Plus 1403

O Parque de Exposição de Minas Gerais - EXPOMINAS apresentou na última semana a 3ª edição da Minasparts onde reuniu várias marcas e distribuidoras de peças automobilísticas de linhas leve e pesada.

Entre os destaques da Feira uma distribuidora de peças para caminhões das linhas Scania, Volvo e Iveco, a empresa mineira Rodag parece ter encontrado uma maneira de contornar a crise econômica que afeta o mercado nacional. A regra número um, segundo Gustavo Pereira, diretor da Rodag, é nunca perder um negócio. “Estamos negociando com os nossos fornecedores para segurar os aumentos e estamos conseguindo até descontos”. Outra questão fundamental é a criatividade. Pereira diz ter recebido recentemente uma mensagem no correio eletrônico cujo conteúdo dizia o seguinte: “Em época de crise tire o ‘s’ e crie”. “Estamos aplicando justamente esse conceito. Momentos de dificuldade como esse exigem abuso da criatividade para impulsionar as vendas”, afirma.

Já a Scanitec aposta no Scandrive, um simulador de direção veicular totalmente brasileiro. Segundo o representante da marca o produto vem para auxiliar aos alunos, novos motoristas durante o aprendizado para se obter a CNH - Carteira Nacional de Habilitação. Ele afirma ainda que em estados conde o simulador já é obrigatório nas auto-escolas o índice de aprovação é maior quando se comparado com mesmo período do ano anterior. O produto é homologado pelos órgãos regulamentadores e fiscalizadores.

Em 2014, a indústria de peças automotivas investiu US$ 1,38 bilhão frente a US$ 1,93 bilhão em 2013. A previsão do Sindipeças, o sindicato nacional que reúne as indústrias de componentes para veículos automotores, é que esse montante volte a oscilar positivamente a partir de meados de 2016.

O cenário industrial de Minas Gerais também colabora com o otimismo dos organizadores e expositores da Minasparts. Terceiro maior parque fabril e segundo maior polo automotivo do país, o estado tornou-se, nas últimas décadas, o objeto de desejo de fabricantes de autopeças e acessórios, atraindo indústrias de ponta e fortalecendo o parque fabril mineiro. Minas tem acesso, ainda, a uma zona de consumo que corresponde a 78% do mercado nacional. Entre as montadoras instaladas no parque industrial do estado estão a italiana Fiat, responsável por sedimentar o setor de autopeças no estado e por constituir uma eficiente rede de lojas e distribuidoras.

Mais Acessadas