Sexta-feira, 11 de Abril de 2025
Por volta das 8h desta quarta-feira (02/07) manifestantes de diversas ocupações urbanas reuniram em 3 lugares simultaneamente para protestarem contra copa do mundo e outros direitos básicos.
Segundo a Coordenadora do Movimento Rosaleal Charlene Cristina estava presente membros de dez ocupações nas cidades de Belo Horizonte, Ribeirão das Neves e Contagem. Com aproximadamente dois mil manifestantes eles encontravam divididos na Av. Afonso Pena em frente a Prefeitura de BH, na sede da URBEL (Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte) e na sede da AGE (Advocacia Geral do Estado). Eles solicitavam uma reunião com a Prefeitura de Belo Horizonte e Governo do Estado de Minas Gerais.
No prédio da URBEL houve confronto entre manifestantes e a Polícia Militar. Ja na avenida Afonso Pena, a Manifestação foi pacífica e chegou os dois sentidos da via por duas vezes.
Segundo o Coronel Ricardo Machado, que comandava as negociações afirmou que se não houvesse acordo entre as partes o emprego de força seria empregado em uma ação para retirada dos manifestantes. Por volta de 13h a pista no sentido centro foi completamente liberada e logo em seguida a pista de SOS no sentido Mangabeiras. No final da tarde os dois sentidos da avenida foi fechado e mais uma vez a PM entrou em ação para retirada dos manifestantes. Desta vez a negociação foi comandada pelo Tenente Coronel Helbert que conseguiu a liberação completa da via no sentido Centro e Pista SOS no Sentido Bairro Mangabeiras. Em entrevista o Tenente afirmou que não havia motivos para a manifestação acontecer mais já que uma Reunião com Prefeitura e estado já estavam agendadas para o dia 17 deste mês.
Durante o fechamento total das vias o trânsito ficou lento nas proximidades da Prefeiturae estava sendo desviado pela BHTRANS.
Os manifestantes continuaram a ocupar parte da via afirmando que não estavam satisfeitos com as propostas apresentadas pelo governo. Até o fechamento dessa edição os manifestantes continuavam no local.