Caminh

EBC - Ag 14/07/2016 News Plus 2040

Um caminhãodeixou mortos e feridos nesta quinta-feira (14) na cidade de Nice, no sul da França, durante as comemorações da Queda da Bastilha, um feriado nacional francês. A prefeitura de Nice disse, pelo Twitter, que houve um atentado. O caminhão atropelou as pessoas após a queima de fogos. O motorista do caminhão foi morto.

Mais de 70 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas quando um caminhão avançou sobre a multidão que assistia à queima de fogos de artifício no Passeio dos Ingleses.

Também há informações não confirmadas de tiroteios no mesmo local. Alguns meios de comunicação informaram que o acidente foi um ataque terrorista.

O Twitter lançou a operação #PortesOuvertesNice (Portas Abertas Nice), para que pessoas recebam em suas casas aqueles que estão tentando se abrigar, e o Facebook ativou o status de segurança para que os que estão na cidade confirmem que estão a salvo.

  François Hollande afirma que estado de urgência será prorrogado por três meses

O presidente francês François Hollande fez pronunciamento nesta noite (14) e afirmou que a 

O presidente da França, François Hollande, fez um pronunciamento na TV francesa sobre o atropelamento que aconteceu em Nice nesta quinta-feira (14). 

Hollande disse que o terror atacou a França novamente. "Temos que demonstrar vigilância absoluta e determinação", diz o presidente francês. 

O presidente francês declarou, ainda que "A França inteira está sob ameaça do terrorismo islâmico" e que o estado de urgência que terminaria em 26 de julho será prorrogado por mais três meses.

 

 

"A França foi atacada por essa nova tragédia, está horrorizada pelo que aconteceu, essa monstruosidade que consiste em utilizar um caminhão para matar, deliberadamente matar dezenas de pessoas que vieram simplesmente celebrar o 14 de Julho. A França chorou, está ferida, mas é forte, e sempre será mais forte que os fanáticos que a atacaram hoje", diz Hollande na conclusão de seu discurso.

 

22:42 Polícia francesa nega incêndio na Torre Eiffel

Após um caminhão atingir uma multidão e matar dezenas de pessoas que estavam assistindo à queima de fogos em comemoração ao 14 de Julho, Dia da Bastilha, em Nice, na França, internautas se assustaram com imagens de um incêndio na Torre Eiffel. No entanto, a informação foi negada pela polícia de Paris. A mansagem divulgada pelo Twitter diz: "Não espalhem falsos rumores. Não há nenhum incêndio na #TourEiffel".

 

22:40 Pelo Twitter, Dilma lamenta ataque em Nice e fala em "repúdio ao terrorismo"

A presidente da República afastada, Dilma Rousseff, se manifestou hoje (14) no twitter sobre a morte de mais de 70 pessoas em Nice, na França. Foram cinco postagens seguidas sobre o assunto, repudiando o ocorrido. Em suas manifestações, Dilma já admite o ataque como um atentado terrorista.

 

 

22:30 Mais de 70 pessoas foram mortas por caminhão em Nice, diz polícia

A polícia de Nice declarou na noite de hoje (14) que mais de 70 pessoas foram mortas e, segundo a imprensa local, 50 pessoas estão em estado grave após um caminhão avançar contra uma multidão na cidade de Nice, no sul da França, durante as comemorações da Queda da Bastilha, um feriado nacional francês.

A prefeitura de Nice disse, pelo Twiter, que houve um atentado. A prefeitura do Departamento dos Alpes Marítimos, onde está localizada a cidade de Nice, disse que o motorista do caminhão foi morto a tiros pela polícia.

 

  Facebook ativa 'status de segurança' em Nice após atropelamento

O Facebook ativou nesta quinta-feira (14) a "verificação de segurança" para os usuários de Nice, na França. Mais de 70 pessoas morreram atropeladas na cidade durante uma queima de fogos em comemoração ao 14 de julho, Dia da Bastilha.

Através da "verificação de segurança", o Facebook envia uma mensagem a todos os usuários da região afetada pelo problema, de acordo com a localização delas, para que todos os seus contatos na rede social saibam que estão bem.

 

  Barack Obama condena "horrível atentado terrorista" em Nice

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse em nota condenar “o que aparenta ser um horrível atentado terrorista em Nice”. 

Confira a nota: “Eu orientei minha equipe para estar em contato com as autoridades francesas, e oferecemos toda assistência de que eles possam precisar para investigar esse ataque e trazer os responsáveis à justiça. Nós nos colocamos em solidariedade e parceria com a França, nosso aliado mais antigo, enquanto eles reagem e se recuperam deste ataque. Neste Dia da Bastilha, nós nos lembramos da extraordinária resiliência e dos valores democráticos que fizeram da França uma inspiração para todo o mundo, e sabemos que o caráter da República Francesa vai perdurar muito depois dessa devastadora e trágica perda de vidas", disse Obama.

 

  Veja a repercussão das mortes em Nice no Dia da Bastilha

Autoridades do mundo se pronunciaram sobre a notícia de que pessoas ficaram feridas quando um caminhão avançou sobre a multidão, que assistia à queima de fogos em comemoração à queda da Bastilha, mais importante feriado nacional francês. Saiba o que disseram: 

O ex-prefeito de Nice e atual presidente da Metrópole Nice-Cote D'Azur, Christian Estrosi, diz que há mais de 70 mortos. Ele pede que as pessoas não saiam de suas casas.

 

 

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo disse: "Em nome dos parisienses, todo o nosso apoio mais fraternal ao povo de Nice. Nossas cidades estão unidas."

 

 

O candidato republicano na eleição dos Estados Unidos, Donald Trump questiona em suas redes sociais: "Quando aprenderemos? Isso só está ficando pior".

 

 

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeu, disse que "os canadesnses estão chocados com o ataque" e declarou que a compaixão e solidariedade está com os franceses.

 

 

Mariano Rajoy, presidente em exercício do governo da Espanha: "Comovido com as notícias que nos chegam desde Nice e que sigo com preocupação. Meus pêsames pelas vítimas a todo o povo francês."

 

 

  Temer lamenta ataque "no dia que eternizou fraternidade" como lema da França

Em mensagem posta no Twiter, o presidente interino Michel Temer lamentou o ataque à multidão que assistia, nesta quinta-feira, às comemorações do feriado francês de 14 de julho (queda da Bastilha), em uma avenida à beira-mar na cidade de Nice, no Sul do país.

Mais de 70 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas quando um caminhão avançou sobre a multidão que assistia à queima de fogos de artifício no Passeio dos Ingleses.

  Internautas mostram solidariedade por meio das redes sociais

A hashtag #PrayForNice (Ore por Nice) está no topo dos Trend Topics Mundiais do Twitter com mensagens de solidariedade dos internautas.

 

 

 

20:18 Michel Temer lamenta "atentado" em redes sociais

O presidente brasileiro em exercício, Michel Temer, se pronunciou há pouco em sua conta no Twitter sobre o ocorrido em Nice, França. 

 

 

20:06 Guarda Nacional pede calma em operação de socorro em Nice

A Guarda Nacional francesa afirma em sua conta no Twitter que a operação de socorro em Nice está em curso e pede calma à população. 

 

 

20:00 Autoridades pedem que população não propague rumores

Autoridades francesas estão pedindo que as pessoas não divulguem rumores em redes sociais, depois que alguns posts com informações duvidosas. Os boatos estão sendo desmentidos pelas autoridades em seus perfis nas redes sociais. O Ministério do Interior reforça a orientação em sua conta no Twitter. 

 

 

19:57 Ocorrido está nos tópicos mais falados do Twitter

O Twitter lançou a operação #PortesOuvertesNice (Portas Abertas Nice), para que pessoas recebam em suas casas aqueles que estão tentando se abrigar. Outra hashtag usada é #Nice06, que está em primeiro lugar nos tópicos mais falados do Twitter na França. 

   Sarkozy declara "profunda tristeza" no Twitter 

 

  Presidente da França convoca reunião de emergência

Ao saber do atropelamento de centenas de pessoas na noite desta quinta-feira (14), em Nice, o presidente da França, François Hollande, que estava em Avignon, no sul do país, deixou a cidade e convocou uma reunião de emergência com seu gabinete, na sede do Ministério do Interior, em Paris.

Segundo as primeiras informações, cerca de 30 pessoas morreram e 100 ficaram feridas quando um caminhão avançou sobre a multidão, que assistia à queima de fogos em comemoração à queda da Bastilha, mais importante feriado nacional francês.

 

  Polícia de Nice pede calma à população

Polícia de Nice pede que a população matenha a calma e não saia de casa. 

 

 

  Polícia francesa pede que população não propague rumores

A polícia francesa divulgou em sua conta de Twitter mensagem pedindo que as pessoas não propaguem rumores e divulguem imagens chocantes.

 

 

 

19:35 Prefeito de Nice fala sobre o possível atentado

O prefeito de Nice, Christian Estrosi , usou o twitter para falar sobre o possível atentado: “Queridos cidadãos de Nice, parece que o motorista do caminhão causou dezenas de mortes. Permaneçam em suas casas Mais informações em breve.”

 

Mais Acessadas