Rodovi

Samuel Bruno 24/04/2016 News Plus 1199

Na próxima segunda-feira (25) motoristas e cobradores ficarão de braços cruzados entre 0h e 12h em Belo Horizonte capital mineira. A paralização foi decidida na ultima quarta-feira (20) em uma reunião no Sindicato dos Rodoviários (STTRBH) com objetivode protestar contra o projeto de lei 1881. Os rodoviários considera um dos passos para acabar com a função do agende de bordo/cobrador.

A proposta foi aprovada no segundo turno, segunda-feira (18)  com autoria do vereador Autair Gomes (PSC) que facilite o aceesso a mecanismos de pagamentos com créditos eletrônicos no que refere-se em especial o modo de recargas de crédito que deve ser expandido a todos os tipos de transporte além de estações e linhas alimentadoras. A proposta segue para sanção do prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda que terá 15 dias para análise.

O diretor de comunicação do sindicato, José marcio Ferreira, disse que o projeto de lei do vereador Autair Gomes (PSC) acabaria com a função de cobrador podendo causar cerca de 6 mil demissões. "A maioria deles são mulheres, arrimos de família. Olha o tamanho do problema social que vamos ter", destacou. Ele ainda solicita uma reunião em carater de urgência com prefeito Márcio Lacerda e Pede desculpas a população pela paralisação: "Infelizmente a cidade vai amanhecer parada."

Ferreira explica que os prejuízos vão além da cobrança das passagens: "Não é só cobrar passagem. Ele é o primeiro ajudante do motorista no ônibus. Existem pessoas com mobilidade reduzida, idosos, cegos e é o cobrador que ajuda essas pessoas", exemplificou.

 

Todas as tentativas de contato com a acessoria de imprenssa do vereador Autair Gomes mas ninguém foi encontrado.

 

Mais Acessadas