BB aceita compras utilizando Tecnologia NFC do smartphone

Samuel Bruno 01/04/2015 Tecnologia 2670

O Banco do Brasil passa a aceitar como forma de pagamento Smartphones com a tecnologia NFC permitindo ao cliente pagar contas em ojas físicas simplesmente aproximando o Smartphone da máquina que faz as transações atualmente. Por enquanto a novidade está disponível apenas para usuários do Android.

Em alguns países o pagamento pelo telefone móvel usa crédito/saldo da linha que está habilitada, mas o Banco do Brasil adotou uma forma diferente: Cartões virtuais atrelados ao cartão principal, cartão físico são utilizado para efetuar os pagamentos. O pagamento pelo celular é gratuito sem custo adicional e as contas pagas são creditadas do cartão principal.

A transação por meio da tecnologia NFC é bastante simples e rápida: o logista informa o valor da compra na máquina e em vez do comprador entregar o cartão, o cliente utiliza o aplicativo para digitar a senha e aproximar da base. O comprovante será emitido normalmente. Somente compras acima de R$ 50 será solicitado a senha.

O vice presidente de negócios de Varejo do Banco do Brasil, Raul Moreira afirma que a tecnologia é 100% segura isso graças a emissão de uma chave que elimina quaisquer possibilidade de captura de dados do cartão do cliente. Ele ainda diz que a segurança é igual a utilizada nos chips do cartões que utilizamos hoje. Para o logista, o pagamento através de NFC, reduzirá o tempo de espera nas filas de pagamento já que o novo sistema é mais eficiente que o atual.

Em caso de perca do smartphone, o usuário deve seguir procedimentos padrões para extravios de smarphone. Basta inserir uma senha segura para o aparelho, de modo que o ladrão não consiga desbloqueá-lo, ou programar a desativação remota do smartphone.

Raul Moreira diz que o banco pretende estender a tecnologia aos smartphones com os sistemas iOS (da Apple) e Windows Phone. No entanto, ainda não existe data para que a funcionalidade seja incorporada a esses aparelhos.

Para usar a tecnologia, é necessário ter um celular Android com função NFC. O telefone deve ter ainda sistema operacional mínimo Kit Kat 4.4.2 e acesso à internet móvel 3G/4G ou ao wi-fi.

Mais Acessadas