Cantor e compositor Celso Adolfo, apresenta nos dia 24 e 25 de mar

Samuel Bruno 23/03/2015 Eventos 2530

CELSO ADOLFO, cantor e compositor é o convidado para dois encontros com o Sempre Um Papo para apresentação da aula-espetáculo intitulada "Música e Letra Para Sagarana". Nos eventos ele fala sobre o processo de criação e adaptação de trechos do livro "Sagarana" de Guimarães Rosa, para música. Acompanhado ao violão, Celso vai também interpretar as músicas compostas. Os encontros acontecem no dia 24 de março, terça-feira, às 19h30, na UEMG, em Ibirité e no dia 25 de março, quarta-feira, às 19h30, na Biblioteca Pública Leonor de Aguiar Batista, em Betim. Entrada gratuita.

O evento integra a série de encontros patrocinados pela Petrobras, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, realizados no segundo semestre de 2014, em Belo Horizonte e 11 cidades do interior do Estado: Nova Lima, Betim, Sarzedo, Tiradentes, Montes Claros, Brumadinho, Ibirité, Juiz de Fora, Mário Campos, Contagem e Uberlândia.

Mineiro de São Domingos do Prata, região identificada com o ciclo do ouro e as memórias da inconfidência mineira, Celso Adolfo buscou em outras identidades do nosso estado a inspiração para compor o seu próximo CD. Em Sagarana, livro que começou a ser escrito em 1930 pelo jovem médico João Guimarães Rosa, o compositor encontrou temática e sintaxe para o seu próximo disco. Dos nove contos e das quadrinhas do livro já nasceram 15 das novas músicas. Às vezes o compositor reconta um conto ou cita frases; às vezes se inspira no ambiente interiorano mineiro para chegar a uma canção própria com características de outras Minas Gerais.

CELSO ADOLFO é profissional da música desde 1983, quando lançou o seu primeiro LP "Coração brasileiro", produzido por Milton Nascimento. Com oito CDs lançados, o compositor apresenta-se sempre com o seu violão interpretando as suas composições. Já fez inúmeros shows dentro e fora do Brasil. Sua turnê mais recente foi baseada nas composições do disco.

Sempre Um Papo

Criado pelo gestor cultural Afonso Borges, há 29 anos, o "Sempre Um Papo – Literatura em Todos os Sentidos” promove a difusão do livro e seu autor através de lançamentos de livros antecedidos por debates informais. Já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, e realizou mais de 5.000 eventos com um público presente estimado em 1,6 milhão de pessoas. O encontro presencial converge para a televisão, sendo exibido, aos sábados e domingos, na TV Câmara.

Desdobra-se para a série de DVDs educativos “Cultura Para a Educação”, em sua sexta edição, distribuído para mais de 6.000 escolas brasileiras, gratuitamente. E no site SEMPRE UM PAPO, estão disponíveis mais de 300 programas com escritores, além de seminários. Com o programa “Ler Convivendo”, em vigor há 8 anos, adota bibliotecas comunitárias em Minas Gerais ao promover 3 atividades: doação de livros, palestras com escritores e capacitação de voluntários. Há dois anos Afonso Borges conduz, na Rádio CBN Belo Horizonte, o boletim “Mondolivro – o blog sonoro da literatura”.

Dia: 24 de Março, terça-feira, às 19h30, com entrada gratuita.
Local: Av. São Paulo, 3996, Vila Rosário/ UEMG, Unidade Ibirité – Fundação Helena Antipoff / Ibirité

Dia: 25 de março, quarta-feira, às 19h30, com entrada gratuita.
Local: Biblioteca Pública Leonor de Aguiar Batista – Rua do Rosário, 764, bairro Angola. / Betim

Mais Acessadas