Visitei uma mina de ouro abandonada em Itabirito, MG

Samuel Bruno 09/01/2021 Esportes Plus 2120

A trilha da Mina de Cata Branca está localizada na Serra da Santa ou Morro do Trovão em Itabirito há mais ou menos 50 km de Belo Horizonte (MG).

A subida até o topo da Serra é um atrativo a parte! Durante a trilha podemos visualizar afloramentos rochosos, a vegetação típica e os muros de pedras, construídos por escravos. Além das cavernas, trilhas, cachoeiras, uma bela lagoa distribuídas pelo trajeto.

Em meados de 1844, quando a Mina de Cata Branca era alvo da exploração de ouro por uma empresa britânica chamada Saint John del Rey Mining Company, houve o desabamento da galeria explorada e o soterramento de dezenas de operários escravos. Segundo os registros, dias depois do desastre ainda eram ouvidas vozes e gemidos dos negros em meio aos escombros da mina de ouro. Com a dificuldade de resgate, os empreendedores ingleses tomaram a decisão de desviar um curso d’água para inundar a galeria, matando os pobres trabalhadores sobreviventes afogados.

Atualmente a Mina de Cata Branca faz parte de um conjunto arqueólogo que guarda uma série de vestígios da história brasileira chamada Ciclo do Ouro. No local, estão resquícios de construções do século XVII que testemunharam o funcionamento da mina e da política extrativista do Brasil colonial.

Mais Acessadas