Costa do Marfim vira e vence Jap

Ag 14/06/2014 Esporte 1711

O último jogo deste sábado da Copa do Mundo contou com a vitória de Costa do Marfim sobre o Japão na Arena Pernambuco. Apesar de ser aniversário do meia Honda, que logo aos 16 minutos, abriu o placar para o Japão, foi Drogba que fez a festa em campo no segundo tempo.

Mesmo sem marcar, Drogba colocou fogo na partida e contribuiu para os lances que mudaram o placar da disputa. No primeiro deles, o jogador Bony cabeceou contra o gol de Kawashima aos 19 minutos do segundo tempo, empatando o jogo. Minutos depois, o goleiro japonês é surpreendido novamente agora pela cabeçada de Gervinho.

O começo do jogo contou com um Japão mais ofensivo. Contudo, no segundo tempo, apesar de Costa do Marfim jogar mais aberto, o Japão não conseguiu aproveitar as oportunidades. Melhor para Costa do Marfim que utilizou a bola aérea como forma de desestabilizar a seleção dos samurais.

É a primeira vez que Costa do Marfim ganha logo no começo de sua participação em Copas do Mundo. Já o Japão se encontra em uma situação difícil pois terá que vencer a Grécia na próxima semana e enfrentar, no dia 24, a confiante Colombia, que venceu a Grécia de 3 a 0 neste sábado, e lidera o grupo C.

Histórico nas Copas

No resumo de participações, Costa do Marfim esteve nas Copas de 2006 e 2010, mas não conseguiu avançar a primeira fase da competição em nenhum dos anos. Em 2006, teve que enfrentar Argentina, Holanda e Sérvia e Montenegro. Já em 2010, deparou-se com Brasil, Portugal e Coreia do Norte logo no começo.

O Japão tem mais presença mais marcante em Copas do Mundo. Esta será a quinta vez que a seleção do sol nascente enfrenta adversários de outros continentes. O repertório nipônico oscila entre não vencer nenhuma partida em sua primeiro mundial; sediar o evento em 2002 ao lado de Coreia do Sul, desapontar as expectativas da torcida em 2006 e surpreender em 2010.

Na última Copa, na África do Sul, quando conseguiu deixar para trás Dinamarca e Camarões na fase de grupos.Na África do Sul, o Japão levou o Paraguai para uma emocionamente decisão por pênaltis nas oitavas. Perdeu para a equipe sulamericana, mas deixou um bom legado para 2014

O técnico Alberto Zaccheron do Japão contou com Kawashima, Uchida, Morishige, Yoshida, Nagatomo, Yamaguchi, Hasebe, Kagawa, Honda, Osako e Okazaki em campo. Já Costa do Marfim, liderada por Sabri Lamouchi, escalou Barry, Aurier, Bamba, Zokora, Boka, Tioté, Serey Die, Yaya Touré, Kalou, Gervinho e Bony.

O chileno Henrique Osses apitou a partida e contou com o apoio dos assistentes Carlos Astroza e Sérgio Roman, além d quarto ábrito, o camaronês Alioum.

Mais Acessadas