Contagem

Samuel Bruno 14/05/2016 Esportes Plus 2301

Na manhã de sábado (14/05) Contagem recebeu o Revezamento da Tocha Olímpica. O evento atraiu cerca de 5 mil pessoas na Av. João César de Oliveira, uma das principais vias do município. Pessoas da cidade e outros mineiros conduziram a tocha olímpica resgatando valores dos do esporte no município. O evento é promovido pelo Comitê Rio 2016 com patrocínio do Bradesco, Coca-Cola e Nissan com apio da Prefeitura de Contagem.

Pela primeira vez a América do Sul recebe os Jogos Olímpicos e O Brasil foi contemplando com o evento. Dentre os pouco mais de 300 municípios, Contagem foi uma das cidades mineiras escolhidas para sediar a passagem da tocha em um total de 30 cidades em Minas Gerais.

Na Praça Iria Diniz, ponto central do evento foi montado uma estrutura onde atletas da equipe de Ginástica de Trampolim de Contagem se apresentaram. O grupo Filhos de Zambi da Comunidade Quilombola dos Arturos, representando a 3º Marcha de Enfrentamento e Combate ao Racismo, realizada no mesmo local, após o revezamento. Quem chegou com a tocha na praça foi o senhor Antônio Maria Silva de 80 anos da Comunidade dos Arturos, que acendeu a chama da ginasta medalhista do Mundia da Dinamarca, Lorrane Sampaio de apenas 15 anos ao som da Orquestra da Guarda Municipal de Contagem.

O evento também contou com a presença do Clube de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia que entregou gratuitamente o Livro ESPERANÇA VIVA em uma edição especial para o evento. O clube de desbravadores é formado por crianças e adolescentes de 10 a 15 anos e não precisam fazer parte da religião. Autoridades como Prefeito Carlin Moura, Vice-Prefeito João Guedes, dentre outros receberam com gratidão o livro das mãos do Pastor Luiz Gonzaga Fontenele.

Em discurso o Prefeito de Contagem afirmou que o legado não pode ser esquecido: "Nesse dia, que o fogo olímpico nos traga a mensagem do esporte sem racismo. Que ele traga o recado da paz e o espírito olímpico a todos".

Sentimento que também foi reforçado pela modelo Paola Antonini, primeira condutora da tocha no município, que usa uma prótese devido a um acidente sofrido em 2014. "É uma emoção muito grande, difícil segurar as lágrimas. Eu desejo que a passagem da tocha e os Jogos Olímpicos tragam essa sensação de paz e harmonia entre os povos para nosso país".

Durante o percurso de 3,7 km, 17 pessoas participaram do revesamento  que começou próximo ao 2º Batalhão de Bombeiros e encerrou próximo as obras da Trincheira do Itaú. Três alunos de escolas na cidade, dois da Escola Estadual Helena Guerra e um da Funec Centec, deram início ao evento, acendendo o fogo na primeira tocha.

O secretário de Estado de Turismo, Ricardo Faria, destacou a presença do público no evento. "É uma alegria muito grande para Contagem receber a chama olímpica. Hoje nós levamos força para que os nossos atletas brasileiros conquistem muitas medalhas na Olimpíada".

Um dos condutores da tocha, Fábio Muniz Souza, não escondeu a alegria em ser parte dos Jogos do Rio 2016, em uma chance singular. "É uma experiência diferente de tudo que já vivi na vida. É uma oportunidade única, vai demorar muito tempo para outros brasileiros terem essa chance de levar a tocha".

Veja a lista de condutores:

Paola Costa
Marcos Marcelinho
Fábio Souza
Marca Séllos
Júlio Barbosa
Ubiraci Couto
Lorrane Sampaio
Antônio da Silva
Moisés Faria
Vander Silva
Liana Barcelos
Edson Pereira
Letícia Silva
Alice Silva
Martinho Francisco de Alvarenga
Jordejaro Gonçalves
Luana Bustamante

Mais Acessadas