Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024
Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aproximadamente 144 milhões de brasileiros votarão nas eleições municipais de 2016, mas apenas 27% usarão a biometria. Apesar da Biometria está presente nas eleições, será obrigatório a apresentação de um Documento oficial com Foto e o Título de Eleitor.
O eleitor deve gastar menos de um minuto para votar. A ordem de votação será primeiro para vereador e depois para prefeito.
A votação acontecerá a partir das 8h do dia 2 de outubro e encerra as 17h do mesmo dia. Terá preferência para votar idosos com 60 anos ou mais, gestantes, pessoas com crianças de colo, deficientes físicos, autoridades militares e a trabalho da Justiça Eleitoral como mesários por exemplo.
Durante a votação algumas regras devem ser cumpridas, o eleitor possui direitos mas também deveres. Segundo a chefe de cartório eleitoral da zona 92 Rogéria do Nascimento Nogueira Freitas: "O eleitor pode utilizar uma colinha (o TSE fornece o material de forma gratuita para auxiliar o eleitor) onde estará anotado os números de seus candidatos. Mas também é dever do eleitor não deixa-lo na cabina de votação para que não induza o próximo eleitor." Caso o eleitor for flagrado cometendo alguma irregularidade, a altoridade presente poderá conduzir o infrator e tomar as medidas legais.
Outra novidade é que ao final da eleição o Boletim de Urna que mostra quantos votos teve a sessão eleitoral, conta com um código QR. Através do Smartphone com aplicativo leitor do código instalado poderá conferir as informações da urna com a disponibilizada no site do TSE.
Se você ainda tem dúvidas de como votar, poderá simular seu voto na Urna Eletrônica Virtual. O Link encontra-se no final da Matéria.