Sábado, 23 de Novembro de 2024
O Sempre Um Papo, a Cemig e a Codemig recebem o escritor e poeta português, José Luis Peixoto para o lançamento e debate do romance “Galveias”(Editora Companhia das Letras). Na obra, o autor volta ao tempo de criança e presta uma homenagem à sua terra natal ao promover um interessante discurso sobre a identidade e a orfandade, tendo como cenário o mundo rural português. O evento, ocorre no dia 09 de novembro, segunda-feira, às 19h30, no MAO - Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte, com entrada gratuita.
“Galveias” está entre os grandes romances alguma vez escritos sobre a ruralidade portuguesa. O universo toca uma pequena vila com um mistério imenso. Esse é o ponto de acesso ao elenco de personagens que compõe este romance e que, capítulo a capítulo, ergue um mundo. Como uma condensação de portugalidade, Galveias é um retrato de vida, imagem despudorada de uma realidade que atravessa o país e que, em grande medida, contribui para traçar-lhe a sua identidade mais profunda.
JOSÉ LUIS PEIXOTO nasceu em 1974, em Galveias, freguesia portuguesa do concelho de Ponte de Sor. É escritor e poeta, licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (inglês e alemão) pela Universidade Nova de Lisboa. Seus livros foram traduzidos para 20 idiomas e são estudados em diversas universidades do mundo. Ao longo da carreira, recebeu vários prêmios em Portugal e em outros países. Em 2001, venceu o prêmio literário José Saramago pelo romance “Nenhum Olhar”. Em 2007, a obra foi incluída na lista do jornal inglês Financial Time como um dos melhores livros publicados na Inglaterra. Nesse mesmo ano, seu livro “Cemitério de Pianos” recebeu o prêmio Cálamo Otra Mirado, atribuído ao melhor romance estrangeiro publicado na Espanha. Em 2010, ganhou o prêmio Libro d’Europa, na Itália, com o romance “Livro”. Em seu próprio país, recebeu, ainda, o prêmio da Sociedade Portuguesa de Autores, com o livro de poesias “Crianças em Ruínas”.
Sempre Um Papo
Criado pelo gestor cultural Afonso Borges, há 29 anos, o "Sempre Um Papo – Literatura em Todos os Sentidos” promove a difusão do livro e seu autor através de lançamentos de livros antecedidos por debates informais. Já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, tendo realizado mais de 5.000 eventos com um público presente estimado em 1,6 milhão de pessoas. O encontro presencial converge para a televisão, sendo exibido, aos sábados e domingos, na TV Câmara. Desdobra-se para a série de DVDs educativos “Cultura Para a Educação”, em sua sexta edição, distribuído para mais de 6.000 escolas brasileiras, gratuitamente. E no site SEMPRE UM PAPO , estão disponíveis mais de 300 programas com escritores, além de diversos seminários. Com o programa “Ler Convivendo”, em vigor há 8 anos, adota bibliotecas comunitárias em Minas Gerais ao promover 3 atividades: doação de livros, palestras com escritores e capacitação de voluntários. Há dois anos Afonso Borges conduz, na Rádio CBN Belo Horizonte, o boletim “Mondolivro – o blog sonoro da literatura”.
O Museu de Artes e Ofícios – MAO é um espaço cultural que abriga e difunde um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios no Brasil. Um lugar de encontro do trabalhador consigo mesmo, com sua história e com seu tempo. Iniciativa do Instituto Cultural Flávio Gutierrez – ICFG, o MAO preserva objetos, instrumentos e utensílios de trabalho do período pré- industrial brasileiro. Criado a partir da doação ao patrimônio público de mais de duas mil peças pela colecionadora e empreendedora cultural Angela Gutierrez, o Museu revela a riqueza da produção popular, os fazeres, os ofícios e as artes que deram origem a algumas das profissões contemporâneas. Aberto ao público desde janeiro de 2006, o MAO está instalado na Estação Ferroviária Central de Belo Horizonte, ao lado da parada do Metrô, por onde transitam milhares de pessoas diariamente. É, assim, um espaço coerente com a natureza da coleção, bem próximo do trabalhador. Para abrigar o Museu foram restaurados dois prédios antigos, de rara beleza arquitetônica, tombados pelo patrimônio público. Sua implantação motivou requalificação da Praça da Estação, marco inaugural da cidade.
CODEMIG
Empresa pública controlada pelo Estado, a Codemig integra o sistema liderado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e investe em múltiplos segmentos, como mineração, pesquisa de óleo e gás natural, hotelaria, parques e balneários, distritos industriais e centros de feiras e exposições, os Expominas. Em consonância com as diretrizes inovadoras do Governo estadual, a empresa vem pautando suas ações de maneira arrojada e moderna, pautada em três grandes eixos estratégicos: Indústria de Energia, Mineração e Metalurgia; Indústria de Alta Tecnologia; e Indústria Criativa. Todas essas frentes evidenciam o forte compromisso da empresa com o desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais.
Serviço:
Sempre Um Papo com José Luis Peixoto
Data: 09 de novembro de 2015, segunda-feira, às 19h30, com entrada gratuita
Local: MAO - Museu de Artes e Ofícios - Praça Rui Barbosa, 600, Centro - Belo Horizonte.
Informações: (31) 3261.1501