A escritora Tania Zagury

Samuel Bruno 25/10/2015 Eventos 995

O Sempre Um Papo e a Gerdau recebem a escritora TANIA ZAGURY para o debate e o lançamento do livro “Filhos Adultos Mimados, Pais Negligenciados: Efeitos Colaterais da Educação Sem Limites” (Editora Record). A obra fala sobre os desafios encontrados pelos pais na educação dos filhos nos dias atuais e traça um comparativo com os métodos adotados por gerações passadas. O evento, que tem o patrocínio da Gerdau, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, ocorre no dia 28 de outubro, quarta-feira, às 19h30, no MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, com entrada gratuita.

“Filhos Adultos Mimados, Pais Negligenciados: Efeitos Colaterais da Educação Sem Limites” é uma obra voltada para quem está criando filhos neste momento. Mostra como as formas de educar os filhos usadas por esses pais de agora e pelos pais dos pais (isto é, os avós das crianças de hoje) são praticamente antagônicas, e o que isso significa para a educação na família. A partir de depoimentos das três gerações, alternados com orientações sobre como educar nos dias atuais, espera-se que a análise contribua para que o processo de tomada de decisões na família seja feito com mais consciência e especialmente com conhecimento das possíveis consequências que as atitudes educativas trazem, quase sempre, para o futuro dos filhos e para o dos pais também.

A carioca TANIA ZAGURY é professora, filósofa e mestre em Educação. A autora conta com 24 livros publicados no Brasil e no exterior. Seu livro “Limites Sem Trauma” já vendeu mais de 240 mil exemplares e já foi traduzido em vários países, entre eles a França, Espanha, México, Itália e Canadá. Atualmente vem mantendo em todos os seus livros uma linha de trabalho que se caracteriza pela pesquisa científica empreendida a partir da percepção e estudo de fenômenos da realidade social e sua tradução em linguagem clara e objetiva, de forma a atingir leitores de qualquer nível cultural. Também é autora de “A Coleção Ecológica”, por ela idealizada para instruir de uma forma lúdica e divertida, tratando de questões ambientais.

Sempre Um Papo

Criado pelo gestor cultural Afonso Borges, há 29 anos, o "Sempre Um Papo – Literatura em Todos os Sentidos” promove a difusão do livro e seu autor através de lançamentos de livros antecedidos por debates informais. Já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, tendo realizado mais de 5.000 eventos com um público presente estimado em 1,6 milhão de pessoas. O encontro presencial converge para a televisão, sendo exibido, aos sábados e domingos, na TV Câmara. Desdobra-se para a série de DVDs educativos “Cultura Para a Educação”, em sua sexta edição, distribuído para mais de 6.000 escolas brasileiras, gratuitamente. E no site SEMPRE UM PAPO, estão disponíveis mais de 300 programas com escritores, além de diversos seminários. Com o programa “Ler Convivendo”, em vigor há 8 anos, adota bibliotecas comunitárias em Minas Gerais ao promover 3 atividades: doação de livros, palestras com escritores e capacitação de voluntários. Há dois anos Afonso Borges conduz, na Rádio CBN Belo Horizonte, o boletim “Mondolivro – o blog sonoro da literatura”.

Gerdau

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Com mais de 45 mil colaboradores, a Gerdau possui plantas industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 120 mil acionistas, as ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Com 18 salas e 44 atrações, o MM Gerdau abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Usa recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. O Museu foi aberto ao público em 22 de junho de 2010 e desde 1º de dezembro de 2013 está sob a gestão da Gerdau, líder no segmento de aços longos das Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais no mundo. O MM Gerdau integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha/MG. O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcello Dantas. O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal tem o certificado de excelência do TripAdvisor e foi a primeira instituição museológica do Brasil a receber a certificação do Instituto Herity em gestão da qualidade do patrimônio cultural.

Data: 28 de outubro de 2015, quarta-feira, às 19h30, com entrada gratuita
Local: MM Gerdau - Museu de Minas e do Metal– Prédio Rosa - Praça da Liberdade s/n.
Informações: (31) 3261.1501

Mais Acessadas