Sempre Um Papo vai receber os escritores Gilberto Dimenstein e Mario Sergio Cortella, no pr

Samuel Bruno 08/10/2015 Eventos 1027

MARIO SERGIO CORTELLA e GILBERTO DIMENSTEIN são os convidados do Sempre Um Papo para o debate e o lançamento do livro “A Era da Curadoria: O Que Importa é Saber o Que Importa! Educação e Formação de Pessoas Em Tempos Velozes” (Editora Papirus 7 Mares). O "Sempre Um Papo" tem entrada franca numa iniciativa do Mater Dei, Cemig e Itaú, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com apoio cultural da Vallourec. Na obra, os autores discutem, entre outros temas, a importância da curadoria do conhecimento e destacam o elo entre educação e comunicação, e como são vitais para a qualidade do ensino, nas relações interpessoais e nas experiências vividas na prática, no dia a dia. Num momento em que todos podem ser ao mesmo tempo, leitores e autores, surge a necessidade de saber selecionar, no meio do caos, aquilo que, de fato, tem relevância e credibilidade. Afinal, em que prestar atenção? O que realmente importa? O evento vai acontecer no dia 20 de outubro, terça-feira, 19h30, no Cine Theatro Brasil Vallourec e as senhas serão distribuídas duas horas antes do início. Lotação máxima de 1.000 pessoas.

“A Era da Curadoria: O Que Importa é Saber o Que Importa! Educação e Formação de Pessoas Em Tempos Velozes“– O acesso cada vez maior à tecnologia permite hoje que informações de toda sorte cheguem até nós das mais diferentes formas. Num momento em que todos podemos ser ao mesmo tempo, leitores e autores, surge a necessidade de saber selecionar, no meio do caos, aquilo que, de fato, tem relevância e credibilidade. Afinal, em que prestar atenção? O que realmente importa? Mario Sergio Cortella e Gilberto Dimenstein levam a debate neste livro a ideia de curadoria do conhecimento. Em um bate-papo instigante, eles apresentam esse novo conceito e iluminam vários aspectos de nossa cidadania. Pois, como apontam aqui, a formação continuada para a prática da curadoria, isto é, da socialização e mediação dos saberes, torna-se fundamental nesta nova era, seja nas escolas, seja nas empresas ou nos meios de comunicação, como forma de empoderamento do indivíduo.

MARIO SERGIO CORTELLA é graduado pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira, com mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo sob a orientação de Moacir Gadotti. Lá também cursou o doutorado em Educação, desta vez orientado por Paulo Freire. Professor titular do Departamento de Fundamentos da Educação e da pós-graduação em Educação da PUC-SP, onde atuou por 35 anos, em 30 deles também esteve ligado ao Departamento de Teologia e Ciências da Religião. Foi secretário municipal de Educação de São Paulo (1991/1992) e membro conselheiro do Conselho Técnico-Científico da Educação Básica da Capes/MEC (2008/2010). É autor de mais de 20 livros, entre eles, Ética e vergonha na cara! (2014), com Clóvis de Barros Filho, e Política para não ser idiota (2010), com Renato Janine Ribeiro, publicados pela Papirus 7 Mares.

GILBERTO DIMENSTEIN nasceu em São Paulo (SP), em 1956. Iniciou a carreira como jornalista em 1977, na revista Shalon (SP), da Comunidade Judaica do Brasil. Formado pela Faculdade Cásper Líbero, é comentarista da rádio CBN (SP). Autor de reportagens de repercussão nacional e internacional sobre a violência contra crianças, coleciona em sua jornada a criação da entidade Cidade Escola Aprendiz, do site Catraca Livre e do programa Mais São Paulo. É autor, entre outros livros, de O mistério das bolas de gude: Histórias de humanos quase invisíveis (2006), pela Papirus Editora. Em coautoria, assina: É rindo que se aprende (2011), com Marcelo Tas; Prazer em conhecer: A aventura da ciência e da educação (2008), com Drauzio Varella e Miguel Nicolelis; e Escola sem sala de aula (2004), com Ricardo Semler E Antonio Carlos Gomes da Costa, todos esses publicados pela Papirus 7 Mares.

Sempre Um Papo

Criado pelo gestor cultural Afonso Borges, há 29 anos, o "Sempre Um Papo – Literatura em Todos os Sentidos” promove a difusão do livro e seu autor através de lançamentos de livros antecedidos por debates informais. Já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, tendo realizado mais de 5.000 eventos com um público presente estimado em 1,6 milhão de pessoas. O encontro presencial converge para a televisão, sendo exibido, aos sábados e domingos, na TV Câmara. Desdobra-se para a série de DVDs educativos “Cultura Para a Educação”, em sua sexta edição, distribuído para mais de 6.000 escolas brasileiras, gratuitamente. E no site www.sempreumpapo.com.br, estão disponíveis mais de 300 programas com escritores, além de diversos seminários. Com o programa “Ler Convivendo”, em vigor há 8 anos, adota bibliotecas comunitárias em Minas Gerais ao promover 3 atividades: doação de livros, palestras com escritores e capacitação de voluntários. Há dois anos Afonso Borges conduz, na Rádio CBN Belo Horizonte, o boletim “Mondolivro – o blog sonoro da literatura”.

Data: 20 de outubro de 2015, terça-feira, às 19h30, com entrada gratuita
Local: Cine Theatro Brasil Vallourec -Avenida Afonso Pena, s/n, Centro – Praça Sete.
Informações: (31) 3261.1501

Mais Acessadas