SEMPRE UM PAPO RECEBE FREI BETTO

Samuel Bruno 29/07/2015 Eventos 1134

FREI BETTO é o convidado do Sempre Um Papo e da Gerdau para o debate e o lançamento dos livros “Paraíso Perdido - Viagens ao Mundo Socialista” (Ed. Rocco) e “Um Deus Muito Humano - Um Novo Olhar Sobre Jesus - Um Novo Olhar Sobre Jesus” (Ed. Fontanar). O evento, que tem o patrocínio da Gerdau, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, ocorre no dia 04 de agosto, terça-feira, às 19h30, no MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, com entrada gratuita.

Em “Paraíso Perdido: Viagens ao Mundo Socialista”, Frei Betto foi espectador e ator de acontecimentos importantes da política brasileira e internacional. De Cuba a Nicarágua, da China à antiga União Soviética, passando por países como ex-Alemanha Oriental e ex-Tchecoeslováquia, ele presencia arranjos políticos e atua fortemente na crítica e revisão da visão negativa da religião adotada pelos regimes socialistas. Frei Betto, nesta obra, resgata e também exorciza suas experiências. O ponto de partida é 1979, no ano da vitória sandinista na Nicarágua, no momento em que, pela primeira vez os cristãos - como tais - participaram de um processo revolucionário. Em seu roteiro, estão visitas a ex-União Soviética, Letônia, Polônia (onde teve um indigesto almoço com Lech Walesa), Tcheco-Eslováquia – onde o Estado controlava a Igreja -, China, Alemanha Oriental e Estados Unidos.

“Um Deus Muito Humano - Um Novo Olhar Sobre Jesus” - De revolucionário a libertador; de mago a carismático; de profeta a fundador de uma Igreja: não importa como o encaremos, é indiscutível que Jesus Cristo marcou a nossa história como nenhum outro homem. O inconsciente coletivo do Ocidente gira muito em torno dessa figura enigmática, que surgiu como líder de um grupo dissidente do judaísmo, foi perseguido e morto na cruz, para então dar origem à religião que transformou o mundo para sempre. Frei Betto faz uma reflexão contemporânea para mostrar que Cristo é um Deus que se assemelha a nós, humanos, em tudo, exceto no egoísmo. Ele continua a ser o nosso paradigma de ser humano, sobretudo por ter centrado sua mensagem no amor e assegurado, com sua ressureição, que a vida tem mais força que a morte.

FREI BETTO é frade dominicano e escritor. Estudou jornalismo, filosofia, antropologia e teologia. Possui 60 livros publicados. Seus títulos foram traduzidos para 24 idiomas. O reconhecimento de seu talento literário o fez merecer por duas vezes os prêmios: Jabuti; da Associação Paulista de Crítico de Artes, 1998 - (melhor obra infanto-juvenil) com o livro “A Noite em Que Jesus Nasceu” (Vozes); e o Prêmio Alba de Literatura, 2009.

Sempre Um Papo

Criado pelo gestor cultural Afonso Borges, há 29 anos, o "Sempre Um Papo – Literatura em Todos os Sentidos” promove a difusão do livro e seu autor através de lançamentos de livros antecedidos por debates informais. Já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, tendo realizado mais de 5.000 eventos com um público presente estimado em 1,6 milhão de pessoas. O encontro presencial converge para a televisão, sendo exibido, aos sábados e domingos, na TV Câmara. Desdobra-se para a série de DVDs educativos “Cultura Para a Educação”, em sua sexta edição, distribuído para mais de 6.000 escolas brasileiras, gratuitamente. E no site SEMPRE UM PAPO , estão disponíveis mais de 300 programas com escritores, além de diversos seminários. Com o programa “Ler Convivendo”, em vigor há 8 anos, adota bibliotecas comunitárias em Minas Gerais ao promover 3 atividades: doação de livros, palestras com escritores e capacitação de voluntários. Há dois anos Afonso Borges conduz, na Rádio CBN Belo Horizonte, o boletim “Mondolivro – o blog sonoro da literatura”.

Gerdau

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Com mais de 45 mil colaboradores, a Gerdau possui plantas industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 120 mil acionistas, as ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Com 18 salas e 44 atrações, o MM Gerdau abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Usa recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. O Museu foi aberto ao público em 22 de junho de 2010 e desde 1º de dezembro de 2013 está sob a gestão da Gerdau, líder no segmento de aços longos das Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais no mundo. O MM Gerdau integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha/MG. O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcello Dantas. O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal tem o certificado de excelência do TripAdvisor e foi a primeira instituição museológica do Brasil a receber a certificação do Instituto Herity em gestão da qualidade do patrimônio cultural.

Data: 04 de agosto de 2015, terça-feira, às 19h30, com entrada gratuita
Local: MM Gerdau - Museu de Minas e do Metal– Prédio Rosa - Praça da Liberdade s/n.

Informações: (31) 3261.1501

Mais Acessadas