Sempre Um Papo ser

Samuel Bruno 23/08/2014 Eventos 1494

O escritor gaúcho FABRÍCIO CARPINEJAR é o convidado do Sempre Um Papo para o debate e o lançamento do livro “Me Ajude a Chorar” (Editora Bertrand Brasil), obra que reúne crônicas com assuntos variados, mas com uma singularidade: a melancolia e a tristeza. O encontro ocorre no dia 25 de agosto, segunda-feira, às 19h30, com estrada gratuita, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes.

O evento integra a série de 25 encontros patrocinados pela Petrobras, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, que o projeto realiza no segundo semestre de 2014, em Belo Horizonte e 11 cidades do interior do Estado: Nova Lima, Betim, Sarzedo, Tiradentes, Montes Claros, Brumadinho, Ibirité, Juiz de Fora, Mário Campos, Contagem e Uberlândia. Todos os encontros com os escritores serão gravados e posteriormente disponibilizados no site SEMPRE UM PAPO . O projeto conta com o apoio do Itaú.

Em “Me Ajude a Chorar”, Fabrício Carpinejar não fala a respeito de separação e relacionamentos, mas de temas mais gerais, mais coletivos, que buscam focar também em tragédias mínimas e pessoais, como o caso de uma senhora que estava para perder o marido e só desejava mais uma noite de conchinha com ele. Depois de obras que refletiam momentos de sua vida pessoal, Carpinejar reúne crônicas com assuntos diversos, mas sempre, obviamente, com a ironia característica. Com sentimentos à flor da pele, Carpinejar mostra sua mais intensa fragilidade, provando que, na verdade, nesta terapia ou catarse literária, que todos devem ser muito felizes para suportar a tristeza verdadeira. Constam no livro dois textos que ficaram famosos quando publicados - o escrito em homenagem às vítimas de Santa Maria (RS), que inclusive foi capa em diversos jornais, como O Estado de S. Paulo, e aquele sobre o acidente aéreo de 2007 em Congonhas (SP).

“Me Ajude a Chorar” (Editora Bertrand Brasil) – Formato: 21x14; 156 páginas; R$ 22,00

Fabrício Carpinejar é poeta, jornalista e mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS, além de coordenador e professor do curso de Formação de Escritores e Agendes Literários da Unisinos. Filho do casal de poetas Maria Carpi e Carlos Nejar, nasceu na cidade gaúcha de Caxias do Sul em 1972. Recebeu diversos prêmios, entre eles o Maestrale/San Marco (2001 e 2002), Cecília Meireles (2002), Olavo Bilac (2003) e Prêmio Erico Verissimo (2006). Carpinejar foi traduzido ao alemão e assinou contratos na Itália e na França. Participou também de antologias no México, Colômbia, Índia e Espanha, e vem sendo aclamado por escritores como Carlos Heitor Cony, Millôr Fernandes, Ignácio de Loyola Brandão e Antônio Skármeta como um dos principais nomes da poesia brasileira contemporânea.

Sempre Um Papo

Criado pelo gestor cultural Afonso Borges, há 28 anos, o "Sempre Um Papo – Literatura em Todos os Sentidos” promove a difusão do livro e seu autor através de lançamentos de livros antecedidos por debates informais. Já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, tendo realizado mais de 5.000 eventos com um público presente estimado em 1,6 milhão de pessoas. O encontro presencial converge para a televisão, sendo exibido, aos sábados e domingos, na TV Câmara. Desdobra-se para a série de DVDs educativos “Cultura Para a Educação”, em sua sexta edição, distribuído para mais de 6.000 escolas brasileiras, gratuitamente. E no site SEMPRE UM PAPO , estão disponíveis mais de 300 programas com escritores, além de diversos seminários. Com o programa “Ler Convivendo”, em vigor há 8 anos, adota bibliotecas comunitárias em Minas Gerais ao promover 3 atividades: doação de livros, palestras com escritores e capacitação de voluntários. Há dois anos Afonso Borges conduz, na Rádio CBN Belo Horizonte, o boletim “Mondolivro – o blog sonoro da literatura”.

Mais Acessadas