Durante dois fins de semana de agosto, o SENAI realizar

Samuel Bruno 21/08/2014 Eventos 1094

No dia 23 de agosto, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) lançará, em Belo Horizonte, a Praça do Conhecimento, uma festa com atividades culturais que promoverá a educação profissional. Durante os fins de semana de 23 e 24 de agosto e de 30 e 31 de agosto, quatro artistas passarão pelo palco montado na Praça da Estação, localizada na Avenida dos Andradas. A festa convidará a população da capital mineira para visitar a Olimpíada do Conhecimento, o torneio de educação profissional, que será realizado entre 3 e 6 de setembro no Expominas.

O grupo mineiro Skank será o primeiro a subir ao palco, às 19h do sábado, 23. No domingo, 24, a cantora Maria Gadú fará uma parceria com Vander Lee. No sábado seguinte, 30, a Praça do Conhecimento, em uma parceria com a prefeitura de Belo Horizonte, fará parte da programação da Virada Cultural. Nesse dia, quem abrirá a noite é o sambista Diogo Nogueira.

No dia 31, no encerramento da Praça do Conhecimento e da Virada Cultural, a cantora mineira Paula Fernandes conversará ao vivo com o apresentador, Luciano Huck, que estará na abertura oficial da Olimpíada do Conhecimento. Ela começará seu show com uma homenagem aos competidores.

Nos intervalos das quatro apresentações, estão programadas projeções em telão sobre a Olimpíada do Conhecimento e sobre a importância da educação profissional. “Nos últimos anos, a olimpíada tem mantido seu foco nas escolas do SENAI. O que queremos com esse esforço promocional é ampliar o alcance das informações sobre as oportunidades da formação técnica mais alinhada às necessidades da indústria”, explica o diretor de Comunicação do Sistema Indústria, Carlos Barreiros. Devem passar pela Praça do Conhecimento entre 15 mil a 20 mil pessoas por dia.

TORNEIO BIENAL - A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. Realizado de dois em dois anos pelo SENAI, o torneio testa as habilidades técnicas e pessoais de jovens com até 21 anos de idade que fizeram ou estão concluindo cursos técnicos ou de aprendizagem profissional do SENAI ou do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Eles são selecionados em competições semelhantes nas escolas e torneios estaduais.

Nos quatro dias de provas, os competidores são desafiados a executar tarefas do dia a dia do trabalho nas profissões que escolheram. Vencem aqueles que conseguirem fazer a tarefa dentro do prazo e dos padrões internacionais de qualidade. O desempenho dos competidores nas provas forma um conjunto de indicadores que seve para avaliar a qualidade da educação profissional oferecida nas escolas do SENAI e do SENAC. Também é usado para definir perfis profissionais e ajustar os currículos da formação profissional às novas necessidades das empresas.

A oitava edição da Olimpíada do Conhecimento que ocorrerá entre 3 e 6 de setembro em Belo Horizonte reunirá mais de 800 competidores de todo o Brasil. Eles disputarão medalhas de ouro, prata e bronze em 58 profissões técnicas ligadas à indústria e ao setor de serviços. Neste ano, pela primeira vez, o torneio terá a participação dos cursos da área de agropecuária dos Institutos Federais de Tecnologia.

A primeira edição da Olimpíada do Conhecimento foi realizada em 2001, em Brasília. Naquele ano, o torneio reuniu 111 competidores em 26 ocupações profissionais. De lá para cá, o número de competidores aumentou sete vezes e o número de ocupações dobrou.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Além da Praça do Conhecimento haverá, paralelamente à competição, uma série de eventos sobre educação e tecnologia. Os principais são:

Uma profissão, uma escolha: escolas de ensino fundamental de Belo Horizonte receberão, em 1º de setembro, visitas de delegações da Olimpíada do Conhecimento. Os competidores apresentarão várias atividades tendo como tema as profissões industriais e os cursos oferecidos pelo SENAI. O objetivo é promover a formação profissional.

Festival Internacional de Robótica FLL: competição com 210 estudantes de 9 a 15 anos, organizados em 23 times, que participarão de desafios sobre fenômenos da natureza. Data e local: de 2 a 4 de setembro, no Expominas.

Exposição Indústria do Futuro: levará os visitantes a um passeio sobre como o SENAI forma profissionais para trabalharem na produção das fábricas e para criarem novas soluções e produtos inovadores que serão colocados no mercado pela indústria. Data e local: de 3 a 6 de setembro, no Expominas.

Inova SENAI: exposição de 50 projetos inovadores desenvolvidos por alunos, técnicos e docentes do SENAI de todo o país. O objetivo é desenvolver a capacidade empreendedora, criatividade e raciocínio lógico, por meio da concepção, planejamento, execução e demonstração em público de projetos de inovação de interesse da indústria e da sociedade. Datas e local: de 3 a 6 de setembro, no Expominas.

Mais Acessadas