Atendimento gratuito ser

Samuel Bruno 24/01/2017 Eventos 1243

A Secretaria Municipal de Saúde de Contagem está na luta contra a hanseníase. Na Semana Mundial de combate à doença, uma carreta com cinco consultórios médicos estará estacionada nesta quarta-feira, 25 de janeiro, das 9h às 17h, na praça do Iria Diniz (Avenida João César de Oliveira com Avenida José faria da Rocha, Bairro Eldorado, Contagem/MG), para atendimento gratuito à população. A promoção é da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), em parceria com a Prefeitura de Contagem.

O objetivo é conscientizar a população sobre a gravidade da hanseníase. O atendimento será feito por uma equipe de enfermeiros, médicos e terapeutas ocupacionais. Será feita a triagem dermatológica e o diagnóstico precoce. A coordenação e supervisão será do médico Getúlio Ferreira de Morais, diretor da Colônia Sana Isabel. Estará presente o presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia, Marco Andrey Cipriani Frade.

De acordo com a Divisão de Vigilância Epidemiológica da Rede SUS/Contagem, foram registrados 77 casos de hanseníase no município, de 2011 a 2016, com 70% de cura. O maior número (57%) em pessoas a partir dos 15 anos, do sexo masculino.

O tratamento pode variar de 12 a 24 meses. Não há vacina contra hanseníase. Para avaliação, diagnóstico e tratamento, opaciente deve procurar uma unidade de saúde. No Brasil, foram registrados 37 mil casos de 2007 a 2011.

 

Você sabe o que é a hanseníase?

É uma das doenças mais antigas conhecidas pela ciência. As informações mais remotas datam de 600 a.C. e procedem da Ásia e África.

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, causada pelo Mycobacterium leprae (M. Leprae). O principal sintoma é o aparecimento de manchas de cor brancas ou vermelhas, pouco visíveis e sem limites, com aparecimento de caroços e perda da sensibilidade nas áreas atingidas. O micro-organismo tem a capacidade de infectar grande número de pessoas, mas poucos adoecem. A doença atinge pele e nervos periféricos, como mãos, pés e demais extremidades, podendo levar a graves incapacidades físicas.

 

Mais Acessadas