Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024
A Casa de Música de Ouro Branco, iniciativa apoiada pela Gerdau, dá continuidade à série de concertos que realiza por Minas Gerais no Circuito Cultural 2016. Na quinta-feira, 11 de agosto, o Duo AlvesFarias, formado pela flautista Sandra Alves e pelo violonista Gustavo Farias, se apresentam às 19h30, no MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, em Belo Horizonte. A entrada é gratuita.
O Duo AlvesFarias foi criado em 2010 e, desde então, tem se apresentado em diversas cidades, nas principais salas de concerto de Minas Gerais. O repertório escolhido para este recital abrange diversos momentos da música ocidental.
O duo abre o concerto com Miniaturas Brasileiras, do compositor, arranjador, pianista e maestro Edmundo Villani-Côrtes. Nascido em 1930 em Juiz de Fora, Villani-Côrtes compôs essa peça originalmente para orquestra de cordas, mas depois de seu imenso sucesso realizou versões também para outros instrumentos. A segunda obra levará o público para uma viagem pela Itália: Sonatina op. 205, de Mário Castelnuovo-Tedesco.
A peça seguinte é Desafio, de Sérgio Vasconcellos Côrrea, nascido em São Paulo em 1934. Sérgio ficou conhecido como compositor, em todo o Brasil e no exterior, após conquistar mais de uma dezena de prêmios em concursos. A próxima música escolhida pelo duo é Sonatina para Flauta e Violão, do arranjador, compositor e instrumentista Radamés Gnattali, um dos personagens mais importantes da música brasileira e que mais circulou entre os universos popular e erudito. O encerramento será com Histoire Du Tango, do argentino Astor Piazzolla. Composta originalmente para flauta e violão em 1986, os quatro movimentos da obra retratam a história do tango argentino pelo século XX.
Sobre os músicos
Sandra Alves – Flauta Transversa
Sandra Alves iniciou seus estudos musicais aos 9 anos de idade. É mestre em música, especialista em Educação Musical e bacharel em Flauta Transversal pela UFMG. Ocupa a vaga de 1ª flauta da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, atua como professora de flauta transversal em Belo Horizonte e desenvolve intensa atividade camerística em diversas formações.
Gustavo Farias – Violão
Gustavo Farias é mestre em música pela UFMG e bacharel em violão pela UEMG. Iniciou seus estudos de violão em 2001 com o Maestro Charles Roussin. Participou de festivais e master classes com renomados violonistas da atualidade como Eduardo Issac (Argentina), Mario Ulloa (Costa Rica/BRA), Paul Galbraith (Escócia/BRA), José Antonio Escobar (Chile) e Fábio Zanon. Em 2009 conquistou o terceiro lugar no “III Concurso de Violão Eustáquio Grilo” em Brasília. Atualmente é professor de violão e coordenador cultural da Casa de Música de Ouro Branco.
SERVIÇO
Concertos Duo AlvesFaria
Sandra Alves – Flauta Transversa
Gustavo Farias – Violão
11 de agosto – quinta-feira
Horário: 19h30
Local: MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal de Belo Horizonte
(Praça da Liberdade, s/n, Belo Horizonte)
PROGRAMA
Edmundo, VILLANI CORTES Miniaturas Brasileiras
I – Prelúdio
II – Toada
III – Choro
IV – Canção de Ninar
V – Baião
Mário CASTELNUOVO-TEDESCO Sonatina op.205
I – Allegretto grazioso
II – Tempo di Siciliana
III – Scherzo – Rondo
Sérgio VASCONCELOS CORREA Desafio
Radamés GNATTALI Sonatina para flauta e violão
I – Cantando com simplicidade
II – Espressivo e poço Rubato
III – Movido
Astor PIAZZOLLA Histoire Du Tango
I – Bordel 1900
II – Café 1930
III – Night-club 1960
IV – Concert d’aujourd’hui
Casa de Música de Ouro Branco
A Casa de Música foi criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos. A entidade tem como principais objetivos promover a difusão e a divulgação do acesso à música, criar alternativas de inserção e incentivar o intercâmbio cultural e a carreira de jovens músicos.
Em 2015 a Casa de Música de Ouro Branco, projeto que conta com o patrocínio da Gerdau por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, atendeu mais de 200 alunos que participaram de concertos, festivais e recitais em Ouro Branco e outras cidades de Minas Gerais.
Sobre a Gerdau
A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.