Domingo, 20 de Abril de 2025
O Santos goleou o Botafogo por 5 a 0 e se classificou para a semifinal da Copa do Brasil. Jogando no Pacaembu, na capital paulista, o Peixe garantiu a vaga com dois gols do zagueiro David Braz. Os santistas enfrentarão o Cruzeiro, que na quarta (15) se classificou mesmo perdendo para o ABC em Natal (RN).
O Santos começou o jogo arrasador. Antes dos 10 minutos iniciais, a equipe paulista já havia marcado dois gols. Aos 5, Mena recebeu na ponta esquerda e cruzou rasteiro para Gabriel, nova promessa santista, chutar cruzado, sem chances para o goleiro. O segundo gol saiu de uma cobrança de escanteio. Aos 9, Lucas Lima cruzou na área, o goleiro Andrey saiu mal e a bola sobrou para David Braz cabecear livre.
O Botafogo tentava reagir. Aos 15 minutos, Rogério foi a linha de fundo e cruzou rasteiro, a bola desviou na zaga e sobrou para Wallyson que na grande área tentou um voleio, mas a bola subiu demais. Na sequência, o Santos quase fez mais um. Aos 16, Vladimir cobrou tiro de meta, a bola chegou até o atacante Gabriel que chutou forte, mas o goleiro Andrey fez uma bela defesa.
Após um começo movimentado, o jogo deu uma esfriada. Aos 33 minutos, o Botafogo teve uma grade chande para diminuir em uma cobrança de falta. Wallyson bateu forte no travessão, no rebote a bola sobrou para Bolatti de frente ao gol cabecear para fora.
O Santos ampliou sua vantagem ainda no primeiro tempo. Aos 37 minutos, Lucas Lima fez um belo gol. O meia disparou do meio campo, invadiu a área, dribou Andrey e empurrou para as redes. Santos 3 a 0.
O Botafogo voltou para o segundo tempo precisando fazer pelo menos quatro gols para se classificar. O técnico Vágner Mancini mudou o ataque para conseguir essa proeza, Zeballos substituiu Yuri Mamute.
Mas foi o Santos que quase marcou no retorno. Aos 5 minutos, Mena cruzou para Lucas Lima, livre, chutar forte, mas Andrey fez outra grande defesa. Na sequência, os paulistas tabelaram entra a zaga, a bola sobrou para Gabriel chutar na trave, no rebote a bola sobrou para Geuvânio que soltou uma bomba, o goleiro desviou e a bola foi novamente no travessão.
Os cariocas ainda tiveram duas oportunidades. Aos 9 minutos, Wallyson chutou forte de fora da área, mas Vladimir fez uma boa defesa. Aos 12, Rogério passou para Zeballos na área, mas o atacante sozinho chutou sobre o gol.
Com o desespero botafoguense, o Santos aproveitou para ampliar a goleada. Aos 17 minutos, os santistas marcaram mais um. Lucas lima cruzou uma falta na área, Gabriel bateu de primeira, Andrey defendeu e na sobra David Braz marcou seu segundo gol. Aos 23, após disputa na área botafoguense, a bola sobrou para Geuvânio chutar de primeira para as redes.
Com a goleada, o Santos enfrentará o Cruzeiro, atual líder do Campeonato Brasileiro, na semifinal. Quem vencer enfrentará o ganhador de Atlético Mineiro e Flamengo.
Santos 5 x 0 Botafogo
Data: 16 de outubro de 2014
Estádio: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Cleriston Clay Barreto Leme (SE)
Gols: David Braz (2), Lucas Lima, Geuvânio e Gabriel
Santos: Vladimir; Cicinho, Edu Dracena (Neto), David Braz e Mena; Alison, Arouca (Alan Santos) e Lucas Lima (Renato); Geuvânio, Gabriel e Rildo.
Técnico: Enderson Moreira
Botafogo: Andrey ; Gabriel, Dankler, Matheus Menezes e Guilherme (Sidney); Rodrigo Souto, Bolatti, Ramírez; Rogério, Yuri Mamute (Zeballos) e Wallyson (Andreazzi).
Técnico: Vágner Mancini