Paralisa

Samuel Bruno 30/10/2014 Notícia 887

A Copasa reuniu com a imprensa para informar planos de melhorias e medidas emergenciais para que os mineiros não fique sem água.

Dentre os colaboradores da companhia de água estiveram presente autoridades como prefeito de Belo Horizonte Márcio Larceda que esclareceu diversas questões relacionadas ao assunto.

“Nossos sistemas são integrados, por meio da Linha Azul. Podemos transportar água do sistema Rio das Velhas para a região do sistema Bacia do Paraopeba e vice- versa. Dessa forma, temos condições de fazer o abastecimento pleno da Região Metropolitana de Belo Horizonte. E no COS somos capazes de fazer a operação de todo esse sistema como, por exemplo, operar elevatórias e reservatórios e abrir e fechar as grandes válvulas, sem necessidade de ir a campo. Isso dá ao sistema maior flexibilidade operacional e visão sistêmica”, afirmou Ricardo Simões.

O presidente ressaltou o período de estiagem histórico registrado em 2014. “Passamos por um período que marca novos pontos históricos de estiagem em massa, mas a disponibilidade de água nos reservatórios ainda garante o abastecimento da RMBH. Felizmente, atingimos o final do período de estiagem e a tendência é que as chuvas apareçam de forma mais frequente. Porém, precisamos ter atenção ao uso racional da água. Não é para apavorar e nem para relaxar”.

O prefeito de Belo Horizonte também destacou a importância do consumo consciente da água. “Agora que iniciou o período de chuva, é esperado que o nível dos mananciais voltem à normalidade. Mas o uso consciente da água é sempre importante, porque não é um bem inesgotável. Apesar de Minas Gerais ser considerada caixa d’água do País, a água precisa ser captada e tratada, além da necessidade de investimento em reservatórios ser proporcional ao crescimento do consumo. A campanha então tem que ser no dia-a-dia, com todos nós alertando às pessoas sobre a importância do uso consciente”.

Como medida neste sábado dia 1º de novembro grande parte de minas gerais terá seu abastecimento interrompido: Belo Horizonte nas regiões Nordeste, Norte, Sudeste e Sul, Betim, Contagem exceto região de Nova Contagem, Ibirité, Igarapé, Mário Campos, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, São José da Lapa, São Joaquim de Bicas, Sarzedo e Vespasiano.

A normalização do abastecimento acontecerá gradativamente a partir do início da noite de sábado (1/11) e ao longo do dia de domingo (2/11).

Mais informações pode ser adquiridas pelo telefone 115 ou pelo site da Copasa

Mais Acessadas