Domingo, 20 de Abril de 2025
Hoje (17/03) a ANATEL
(Agência Nacional de Telecomunicações) colocou o então Projeto SIGA (Sistema Integrado de Gestão de Aparelhos) em prática, que em breve será usado para bloquear e inutilizar celulares e tablets que entraram de forma
irregular no país, mais conhecidos como "Xing-Lings".
A Anatel esclareceu que qualquer modelo que tiver sido homologado no país poderá funcionar no país independentemente de onde ele tenha sido comprado. Esse item é de extrema importância, pois alguns aparelhos como
Iphone 5s do brasil , apesar de ter o mesmo nome que o modelo dos Estados Unidos, não significa que sejam iguais. Esse fato ocorre com aparelhos e tablets de outras marcas e modelos também.
Apesar do SIGA ter entrado em vigor hoje,o processo ainda irá demorar um pouco e não será percebido de forma imediata pelos usuários. A ANATEL afirma ainda que não há previsão para desligamento desses aparelhos e
nem se os aparelhos que já estão sendo utilizados há algum tempo continuaram a funcionar no Brasil. A princípio o programa só irá mostrar irregularidades.
As irregularidades são enormes pois não inclui somente aparelhos "Xing-Ligs". Grandes marcas e aparelhos Top de linha entram no Brasil de forma irregular como HTC One, Sony Xperia Z, Nokia Lumia 928, e Samsung
Galaxy S4 Google Edition por exemplo. Muitos consumidores entram com aparelhos no Brasil de forma irregular para pagar mais barato pelo produto pou pela demora que é lançando por aqui.
O órgão não comenta sobre como vai ser a segunda etapa desse processo, por isso não há como afirmar se um turista vier ao Brasil se irá poder usar o chip Brasileiro ou não já que o mesmo pode não estar homologado.