Domingo, 20 de Abril de 2025
Depois do Rio de Janeiro implantar o serviço, chegou a vez dos paulistanos. Eles terão também uma nova carteira de identidade digitalizada. O modelo será mais econômico e seguro que o atual documento de Identidade e entre as novidades, o destaque fica no código bidimensional impresso na parte de trás do documento.
A coleta das impressões digitais e assinatura é 100% digital e leva pouco tempo para ser processado agilizando a obtenção do documento. Todos os dados do cidadão são guardado digitalmente em um banco de dados do governo do Estado. A novidade garante que cada pessoa tenha um único documento, pois o sistema é unificado e pode ser acessado por qualquer outro estado, bem diferente do que acontece hoje: Cada Estado possui um RG diferente com características e modelos diferentes dos demais estados.
O RG Digital emitido em novo formato são impressos em papel especial, com película protetora e borda diferenciada. O número do documento aparece em vermelho e negrito, identificando a visualização e identificação. A impressão da foto e a impressão digital são mais nítidas. A grande diferença está na parte traseira do documento, dois códigos bidimensionais, similares aos conhecidos QR Code, que armazena informações do documento como número, data de emissão, nascimento, nome, nome do pai e da mãe, naturalidade e até validade.
O Outro QR Code do RG dá acesso instantâneo à foto do cidadão, que é armazenada na nuvem para consulta imediata. Tudo é criptografado, o que garante uma segurança ainda maior para o cidadão. Esse Código só é lido por um aplicativo próprio e autorizado, e só pode ser usado por autoridades quando necessário. Os códigos bidimensionais são precisos chegando a 99%.
No Rio de Janeiro, nove milhões de pessoas já possuem o RG Digital. Em São Paulo, a espera-se que até o final deste ano, pois o novo sistema está sendo implantado em todos os postos do Estado. Em dois anos, a estimativa é de que 20 milhões de pessoas tenham o documento unificado.
E você o que acha da nova ideia? Ter um documento apenas ao invés de RG, CPF, Habilitação... será melhor para o brasileiro? Já possui o Novo RG Digital? Deixe sua opinião e comentário abaixo.