Domingo, 20 de Abril de 2025
O reinício das aulas é marcado por expectativas, sobretudo em relação ao reencontro com os amigos e às novas amizades. A escola também é lugar para alimentar o sonho, motivar para um projeto de vida, criar um ambiente de confiança e respeito às diferenças de cada um.
Com base no assunto conversamos com a Diretora e Professora do Instituto Educacional Cidadão dos Céus , a Sra. Rosemary Maria Andrade Jaques que apresenta algumas dicas importantes para um melhor convívio entre pais e alunos e um bom aprendizado durante o ano letivo.
• Em caso da escolha por uma escola particular é dever do pai informar sobre a procedência da escola junto aos órgãos regulamentadores. Se é reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação), se possuem um registro na prefeitura e Estado, se não há um número em excesso de reclamações, etc. Uma dica é procurar escolas que possuem o Selo Escola Legal, pois para adquirir o mesmo a escola deve estar de acordo com todas as normas exigidas por lei tendo a segurança e conforto da criança.
• Ficar atento ao horário escolar da criança, evitando o peso em excesso na mochila da criança. Em caso da mochila ainda sim estiver com peso acima de 10% do peso da criança - segundo a Organização Mundial de Saúde - opite pela mochila com rodinhas, pois será mais fácil durante o transporte, evitando o aluno dores na coluna.
• Se o(s) pai(s) optar(em) por encaminhar a criança através de um transporte escolar particular, verificar se todos os acentos são confortáveis e possuem cinto de segurança, observar se o número total de alunos não ultrapasse o máximo permitido pelo veículo, se possuem um acompanhante e se o acompanhamento dele for completo desde ao trajeto de sua residência as instalações internas da escola.
• No preparo do alimento para a criança levar para a escola, a "Merenda" evitar salgadinhos, chips, biscoitos recheados substituindo por frutas. Mande todos os dias uma fruta diferente, o aquela de preferencia do aluno, já devidamente higienizada e pronta para o consumo. No caso de líquidos optar por sucos naturais feitos da própria fruta armazenando em recipiente adequado.
• Fazer o uso do uniforme escolar para que o aluno seja identificado facilmente em qualquer ocasião. Utilize sempre tênis tanto para os meninos, quanto para meninas. Não usar sandálias, sapatos, chinelos, etc.
• Observar atentamente o horário de entrada e saída do aluno e principalmente não atrasar na hora de buscar a criança, pois ela poderá se sentir sozinha e excluída dentre os demais colegas.
• Acompanhar o rendimento escolar da criança participando das reuniões para os pais, dedicar um tempo diário de 30 min a 1h no máximo com seu filho em casa para realização das tarefas escolares designadas para casa, bem como a releitura de um texto por exemplo.