Terça-feira, 5 de Agosto de 2025
A BHTrans hoje(12), sexta-feira em caráter experimental, a operação de um ônibus elétrico em algumas linhas do transporte coletivo suplementar de passageiros. O veículo inicialmente irá circular na linha S51 (Circular Pampulha). Em seguida, o veículo será testado nas demais linhas (S63, S80, S60, S22, S10, S55 e S31).
O ônibus é 100% elétrico, alimentado por baterias de fosfato de ferro, a mais limpa e segura tecnologia de baterias existentes no mundo e ambientalmente responsável. Os motores, embutidos nas rodas, proporcionam piso baixo e manutenção simplificada.
O sistema de carga permite o carregamento do veículo em apenas três horas e tem menor custo de manutenção do que o custo de um ônibus diesel. Isso porque tem poucas partes móveis e de desgaste, como caixa de câmbio, embreagem, filtros e lubrificantes. Assim, além do custo de manutenção ser menor, o ônibus exige poucas revisões e reparos, ficando mais tempo disponível para operação. O ônibus tem 22 assentos e o calculo é para mais 20 pessoas em pé.
Apesar dos testes, no momento não há previsão de incorporação do veículo à frota do transporte coletivo na capital. A produção do chassi vem sendo feita no Brasil desde o início deste ano, na fabrica em Campinas. O veículo já foi testado em Belo Horizonte, Campinas, Goiânia, Brasília, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Joinville, Porto Alegre, Piracicaba, Sorocaba e Palmas.