J

Samuel Bruno 16/04/2017 News Plus 5052

Muitos consumidores já tiveram crédito negado pelas instituições financeiras mesmo que não haja débitos pendententes na praça. O consumidor que estiver sem crédito mesmo com o nome limpo pode está com o nome inserido nesta lista. Se confirmado a instituição financeira pode ser processada e o consumidor indenizado por danos morais.

Muitos consumidores só desconfiam que pode ter o nome inserido na "Lista Negra dos Bancos" como é poporlamente conhecida após solicitar crédito para alguma instituição bancária ou financeira. O fato é que muitos apenas suspeitam mas não sabem se ela realmente existe e se existir, como podem retirar os registros nela inseridos.

O nome correto para essa LISTA é SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE CRÉDITO (SCR). Criada pelo Banco Central do Brasil ela registra operações e títulos com características de crédito e respectivas garantias contratados por pessoas físicas e jurídicas perante instituições financeiras no País. O SCR é alimentado mensalmente pelas instituições financeiras, mediante coleta de informações sobre as operações concedidas. Atualmente, são armazenadas no banco de dados do SCR as operações dos clientes com responsabilidade total igual ou superior a R$ 200, a vencer e vencidas, e os valores referentes às fianças e aos avais prestados pelas instituições financeiras a seus clientes.

São registradas no SCR as seguintes operações:

  • empréstimos e financiamentos;
  • adiantamentos;
  • operações de arrendamento mercantil;
  • coobrigações e garantias prestadas;
  • compromissos de crédito não canceláveis;
  • operações baixadas como prejuízo e créditos contratados com recursos a liberar;
  • demais operações que impliquem risco de crédito.

 

Apesar de não ser um cadastro de crédito restritivo de crédito como SPC/SERASA, os bancos e instituições financeiras utilizam com essa finalidade e caso um consumidor tenha seu nome nela inscrita, dificilmente obterá crédito. Isso porque quando consumidor quita um débito o banco/financeira nao retira o nome de seus clientes desse cadastro.

Quer saber mais sobre esse assunto? Confira a entrevista completa com o Advogado especialista no caso, Dr. Oldric Simim que fala de forma detalhada sobre o assunto. Mesmo após assistir a reportagem e ficar alguma dúvida, você pode entrar em contato por um dos telefones (31) 3024-0723, 99331-5305 ou 99214-1355 e tirar todas as dúvidas.

Mais Acessadas