Sábado, 23 de Novembro de 2024
A Secretaria Municipal de Saúde de Contagem, governos estatuais e federais além de instituições privadas estão na luta contra a hanseníase. Em comemoração a Semana Mundial de combate à doença está oferecendo hoje (25) até as 17h na praça do Iria Diniz (Avenida João César de Oliveira com Avenida José faria da Rocha, Bairro Eldorado, Contagem/MG) um atendimento gratuito a população.
O evento está sendo promovido pela FHEMIG - Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais em parceria com a prefeitura de Contagem. Em entrevista o médico Dr. Getúlio Ferreira de Morais, diretor da Colônia Sana Isabel dá algumas dicas sobre a doença e afirma que tem cura.
De acordo com a Divisão de Vigilância Epidemiológica da Rede SUS/Contagem, foram registrados 77 casos de hanseníase no município, de 2011 a 2016, com 70% de cura. O maior número (57%) em pessoas a partir dos 15 anos, do sexo masculino.
O tratamento pode variar de 12 a 24 meses. Não há vacina contra hanseníase. Para avaliação, diagnóstico e tratamento, opaciente deve procurar uma unidade de saúde. No Brasil, foram registrados 37 mil casos de 2007 a 2011.
O secretário-adjunto da Saúde de Contagem é Luiz Fernando Avelar dos Santos falou com a nossa equipe sobre a importancia do exame para que se tenha um diagnóstico precoce aumentando a possibilidade de cura e evitar sequelas.
Veja a matéria completa em vídeo.