Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024
A Prefeitura de Contagem por meio da equipe de Controle de Zoonoses da Secretaria de saúde lançou na manhã de hoje a campanha FaxinAÇÃO em combate a infestação do mosquito Aedes aegypti, principal causador das doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya.
Na ocasião estiveram presentes o Prefeito de Contagem Alex de Freitas e seu Vice William Barreiro, secretário de Saúde, Bruno Diniz, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o Exército Brasileiro, Guarda Municipal de Contagem além de vários agentes de saúde e limpeza urbana da cidade.
A "FaxinAção", que faz parte do Pacto pela paz, programa idealizado pela Secretaria Municipal de Defesa Social, lançado no Centro de Consultas Especializadas (CCE) Iria Diniz, no Eldorado.
A campanha está sendo lançada em caráter emergencial por causa do resultado do último Levantamento de Índice de Infestação do Aedes aegypti (Liraa) feito pela equipe de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde. Contagem apresenta risco médio de infestação do mosquito em 2017. A Regional Ressaca é a mais vulnerável, seguida da Nacional, Vargem das Flores e Riacho.
Em 2016, 16 pessoas morreram por dengue em Contagem. Foram 44.939 casos notificados e 16.210 confirmados. De acordo com a Diretoria de Epidemiologia Municipal, houve 285 notificações de zika e 21 confirmações em gestantes, e um caso de chikungunya.
Em entrevista coletiva o prefeito falou sobre as responsabilidade e ações para que a população não seja afetada. Após o lançamento da FaxinAção, visitas a imóveis no Eldorado por agentes de combate a endemias, acompanhados da Guarda Municipal e soldados do Exército. Eles fizeram inspeções domiciliares e distribuiram materiais educativos de combate ao mosquito. Paralelamente, foram recolhidos entulhos e outros objetos que podem se tornar focos do Aedes aegypti.
Veja a matéria completa em vídeo.