Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024
Recentemente, o Facebook foi alvo de compartilhamento de muitas notícias falsas o que chamou a atenção até de Mark Zuckerberg. Em pronunciamento ele afirmou que já está adotando medidas para diminuir esse tipo de conteúdo na rede social.
E você ai do outro lado, já recebeu um conteúdo que não era verdade?!! Com o avanço da tecnologia e a comunicação através da internet, tudo se tornou instantâneo. Vídeos, fotos e textos por exemplo se espalham rapidamente através dos gruos de Whats App, Facebook, Twitter, dentre outros.
Pensando nesse tipo de conteúdo, gravamos um vídeo com 5 dicas para que você não compartilhe mais conteúdo falso ou saia acreditando nas notícias que você ver.
Passo-a-passo:
1º PASSO: Confira a fonte da notícia. Ela foi publicada em jornal ou site oficial? Existem muitos sites de humor e páginas especializadas em inventar boatos.
2º PASSO: Use o bon senso, seja um pouco cético em relação aquilo que lê. A notícia parece bizzara ou absurda? Então há uma boa chance de que não seja verdadeira.
3º PASSO: Leia a notícia Completa. As vezes o título é distorcido só para chamar a atenção. Quando você vai ler, não é nada daquilo.
4º PASSO: Veja se não é notícia velha. Algumas notícias são verdadeiras mas estão desatualizadas.
5º PASSO: Não caia no alarmismo. Noticias em to alarmista, não costumam ser verdadeiras.
Se após esses passos ficou na dúvida, NÃO compartilhe.