Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024
O Dia da Independência do Brasil é celebrado em 07 de setembro, dado que foi nesse dia em que, às margens do rio Ipiranga, D. Pedro tornou o país independente.
Em comemoração à essa data, Belo Horizonte realizou um desfile na av. Alfonso Pena. Por aqui passam polícias militares e civis, escolas, instituições de caridades, Clube de Desbravadores, Clube de Aventureiros, dentre outros.
Os primeiros a desfilarem foram os militares. A abertura foi autorizada pelo governador do Estado de Minas Gerais Fernando Pimentel e então foi executado pela Banda da Polícia Militar. Cerca de 4.000 homens desfilaram no primeiro bloco que são as forças armadas, órgãos de segurança pública e associações. O segundo bloco teve 250 viaturas de todas as instituições de segurança pública e o terceiro e último bloco as associações que encerraram o desfile.
Um dos destaques foi a apresentação do Clube de Desbravadores e Aventureiros da Igreja Adventista do Sétimo Dia. O Clube de Aventureiros é um programa para crianças, filhos ou não de adventistas criado em 1972. Inspirado no seu "irmão mais velho", o Clube de Desbravadores, é um programa focado na educação de crianças na faixa etária de 6 a 9 anos.
Os Desbravadores são meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor, ou religião. Reúnem-se uma vez por semana para aprender a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza.
O Clube de Desbravadores está presente em mais de 160 países, com 90.000 sedes e mais de dois milhões de participantes. Existem oficialmente desde 1950, como um programa oficial da Igreja Adventista do 7º Dia.
Diferente dos anos anteriores o público ficou distante dos palanques principal e secundário o que deixou muitos irritados. A imprensa presente sentiu prejudicada por não pode participar da abertura do desfile. A abertura foi distante da área reservada a imprensa. As autoridades presentes entraram e saíram do evento sem dar uma palavra com a imprensa.
Durante as apresentações ouve protesto e manifestação do público contra o governador do estado de Minas Gerais Fernando Pimentel e contra o prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda. Durante a manifestação a área reservada as autoridades foi invadida por um homem que danificou equipamentos de uma jornalista. Ele percorreu por um longo caminho em direção ao palco onde foi contido por policiais. Após ser dominado ele conseguiu se livrar dos PM´s em direção ao público por várias vezes dando trabalho aos profissionais de segurança pública.
O Capitão Santiago, Chefe de Comunicação da Polícia Militar informou que o mesmo seria ouvido, assinaria um termo circunstancial e seria liberado após o evento caso não houvesse nenhum outro impedimento. Questionado sobre o possível motivo, o mesmo afirmou ser desconhecido. A imprensa não teve acesso ao invasor para ouvir a versão do mesmo.