Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024
No mês do aniversário da cidade, Contagem ganha um presente esperado a 30 anos. A "Trincheira do Itaú" custou aos cofres públicos 30 milhoes de reais.
Na última sexta-feira (19) foi inalgurado a Trincheira José Quintão Romero, até então conhecida como "Trincheira do Itaú" nos entroncamentos das Avenidas David Sarnoff e Babita Camargos, coração industrial de Contagem.
A banda da Guarda Municipal de Contagem apresentou diversas músicas dentre elas o hino dos times mineiros: Atlético, Améria e Cruzeiro. A banda foi responsável também por abrir a cerimônia onde tocaram o Hino Nacional Brasileiro escrito por Joaquim Osório Duque Estrada (1870 – 1927) e a música é de Francisco Manuel da Silva (1795-1865) e o Hino de Contagem escrito por Nair Mendes Moreira e Melodia por Gil Vidigal e Augusto Braz Pereira.
O Pr. Walter, representando os evangélicos da cidade proferiu algumas palavras abençoando a inalguração e os que por ali passarem. Também o Padre Antônio Marcos Delmiro, mais conhecido com Padre Marquinhos da Paróquia Santa Cruz abençoou a cidade e pediu por mais mobilidade, saúde e educação.
Representantes da cidade, dos governos federal e estadual fizeram presentes. Em discursos, eles afirmaram que mesmo com desafios a obra foi entregue conforme o prazo estabelecido. "A gente tem o prazer de entregar esse equipamento, que é a maior trincheira da região de Belo Horizonte. Gastamos desessete meses na execução da obra... E hoje está de parabéns a cidade de Contagem, o povo de Contagem de receber esse equipamento para benefício da comunidade." Afirmou o secretário municipal de obras e serviços urbanos de Contagem, Sr. Mário Sérgio Correia Dias. Já o representante do Ministério das cidades, Leandro Martins falou sobre os desafios que ocorridos na obra, mesmo assim o sucesso foi alcançado: "Eles tiveram muitos problemas de interferência, tinha um gasoduto que passava por aqui e tiveram que ser feito o remanejamento das linhas. Mas olha, acho que foi uma busca bem célere mesmo... Pra viabilizar um projeto como esse você tem que captalizar várias altarquias, orgãos e entes públicas, e o trabalho foi feito nessa linha... Os nossos recursos são vindos do FGTS - Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. A Caixa é o operador do FGTS, então não temos descontinuidade na viabilização dos recursos e isso é um fator muito bom para a construtora que está mobilizada aqui fazer a solução desses problemas e na parte do Poder Público, a Prefeitura Municipal de Contagem buscou essa execução célere. A obra foi bem executada, o prazo também está bom... Essa obra já possui um ganho positivo desde o início e é bom lembrar que ela faz parte do plano do terminal de Contagem que vai dinamizar o transporte público de contagem que é o nosso maior objetivo da secretaria de mobilidade urbana."
A trincheira do Itaú agora pode ser Chamada de Trincheira José Quintão Romero, uma homenagem ao nosso saudoso ex-prefeito da cidade. Ex vereador e ex vice prefeito de Contagem (2001 a 2004). O empresário do ramo de imóveis faleceu em 2014, mas deixou grande legado pela sua atuação junto aos diversos segmentos da sociedade contagense.
Após a descoberta da Placa, um desfile de veículos históricos inauguraram o trajeto. Uma história cronológica pode ser contada através da mostra dos primeiros veículos que chegaram na cidade até os veículos da atualidade. As paredes da trincheiras contam um pouco da história através de pinturas feitas pelo Grafiteiro Guilherme Araújo, o "Maizena".
O morador de Contagem, professor e compositor Geraldo Amâncio de 56 anos se vê satisfeito pela conquista desta obra: "Seria hipocrisia de qualquer morador não avaliar esta obra como uma conquista para a cidade... Essa é a tricheira da paz, da acessibilidade, do progresso."
Já o comerciante Edmundo Massoni vê a conclusão da obra como um alívio após um período de poucas vendas: "...para população, para aqueles que utilizam o serviço de ônibus nessa região, para aqueles que transitam de carro, automóvel e para nós comerciantes dessa região ela tem uma importância muito grande! Tivemos um período da execução da obra que foi difícil para todos nós da região, tivemos condição de superar esse período e agora estamos sendo brindado com essa obra maravilhosa."